TRF4 nega habeas corpus para ex-governador Sérgio Cabral

Unanimidade

Publicado em 26/06/2020 - 11:59 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu, por unanimidade, manter o ex-governador Sérgio Cabral em prisão preventiva e afastou o pedido de liberação por suposta vulnerabilidade aos riscos de contágio da Covid-19. O julgamento virtual aconteceu nessa quinta-feira (25). O habeas corpus pedido pela defesa de Cabral argumentava, ainda que ele estaria no grupo de risco a complicações decorrentes do novo coronavírus por ter 57 anos de idade.

 

Sérgio Cabral cumpre prisão preventiva decretada pela 13ª Vara Federal de Curitiba, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, aqui no Rio de Janeiro, desde novembro de 2016. Na época, as investigações da operação Lava-Jato já estimavam que o ex-governador tivesse recebido mais de R$ 220 milhões em propina desviada da concessão de obras estaduais.

 

Cabral foi condenado em primeiro grau em junho de 2017 a 14 anos e dois meses de reclusão, pelos crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. A sentença foi confirmada pela 8ª Turma do TRF4, em maio do ano seguinte.

 

O relator dos recursos da Lava Jato, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, confirmou a legitimidade da manutenção da prisão preventiva de Cabral, ressaltando a gravidade dos crimes a que foi condenado o réu e os riscos apresentados por sua soltura.

 

Sobre a alegação da defesa de Cabral, de que ele estaria no grupo de risco de contaminação da Covid-19, o desembargador considerou que o ex-governador não integra o grupo de risco de e que o estabelecimento prisional, segundo informações, possui condições sanitárias adequadas e capacidade de atendimento médico ao paciente, o que não justifica a concessão de prisão domiciliar.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo