Defensoria do Rio pede multa ao governo do Rio por transferir pacientes de hospital de campanha

Transferência de pacientes

Publicado em 29/07/2020 - 15:27 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma ação da Defensoria Pública e do Ministério Público do Estado quer que a Justiça multe o governo do Rio de Janeiro por descumprir a decisão, que proibiu a transferência de pacientes com coronavírus do Hospital de Campanha do Maracanã. A multa foi estimada em R$ 10 milhões. Segundo a Defensoria, a transferência feita no último dia 17 de julho descumpriu duas decisões judiciais e um paciente morreu durante o procedimento.

 

A ação pede também que os 400 leitos do Hospital de Campanha do Maracanã sejam integrados ao Sistema de Regulação do Estado, para assegurar o tratamento de novos casos de Covid-19.// O descumprimento dessa medida, poderá gerar multa diária de cinco mil reais tanto para o governador Wilson Witzel, quanto o Secretário de Saúde, Alex Bousquet.


A transferência dos pacientes do Hospital do Maracanã foi feita após o fim do contrato entre o estado e a Organização Social Iabas, que geria a unidade e está sob investigação. No mesmo dia, no entanto, a Justiça havia atendido ao pedido da Defensoria e Ministério Público determinando que não houvesse interrupção do atendimento no local. Na ocasião, a defensora Thaisa Guerreiro, coordenadora de saúde da Defensoria, destacou a importância de contar com os leitos de campanha criados na pandemia para garantia de atenção a pacientes com outras doenças.

 

Na ação, Defensoria e MP também pedem informações precisas sobre a atual situação do Hospital de Campanha do Maracanã, ja que o dado disponível é de que os leitos se encontram bloqueados. As instituições pedem que o Estado forneça, em prazo de até 48 horas, a relação nominal de todos os profissionais de saúde que ainda estão em atividade na unidade ou em sobreaviso, assim como o inventário dos bens e respectivas notas fiscais em uso, assim como a lista de equipamentos que eventualmente tenham sido removidos para outras unidades de saúde.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo