Desembargador que ofendeu guarda é afastado temporariamente do cargo

Publicado em 25/08/2020 - 21:20 Por Victor Ribeiro - Brasília

O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, foi afastado temporariamente do cargo nesta terça-feira (25). A decisão é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  O colegiado também determinou a abertura de um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do magistrado.

No último mês de julho, enquanto caminhava em uma praia de Santos, Siqueira foi multado pela Guarda Civil por descumprir o decreto municipal que determinou o uso obrigatório de máscara facial devido à pandemia de Covid-19. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrava o desembargador ofendendo o guarda que o abordou, e dizendo que jogaria a multa na cara dele.

A decisão foi unânime do CNJ foi unânime. Todos os conselheiros acompanharam o voto do corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins, para investigar se o desembargador violou os preceitos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional e o Código de Ética da Magistratura, e determinar o afastamento do cargo.

De acordo com o ministro Humberto Martins, o desembargador será investigado pela forma abusiva com que tratou os guardas, por ter rasgado a multa e jogado o canhoto no chão, e ter ligado para o secretário de Segurança de Santos, Sérgio del Bel, para pedir providências contra a equipe da Guarda Municipal. O corregedor considerou “abusiva” e “autoritária” a forma com que Eduardo Siqueira tratou o guarda que o multou.

O corregedor acrescentou que o desembargador já respondeu a 40 processos disciplinares durante a carreira. Segundo a defesa, todos foram arquivados. O advogado José Eduardo Alckmin, que representou Eduardo Siqueira no julgamento, disse que o caso foi um episódio isolado, que não pode macular a história de 33 anos do desembargador. O advogado lembrou que Siqueira pediu desculpas ao guarda cinco dias após o caso.

* Com informações de André Richter, da Agência Brasil

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo