Gilmar Mendes concede prisão domiciliar a Queiroz e esposa

Estado de saúde contou na decisão do ministro do STF

Publicado em 15/08/2020 - 18:00 Por Kariane Costa - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes concedeu prisão domiciliar a Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

A mulher de Queiroz, Márcia Aguiar, também foi beneficiada na decisão. Os dois tinham sido enviados à prisão por uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer, mas nem chegaram a ir à penitenciária.

Queiroz e sua esposa são investigados pelo Ministério Público por suposta participação no esquema de rachadinha no gabinete do então deputado estadual e atual senador Flávio Bolsonaro, na Assembleia Legislativa do Rio. Rachadinha é o nome popular dado ao repasse, por parte de um servidor público, de uma quantia de seu salário a políticos e assessores.

Na decisão dessa sexta-feira (14), que atendeu o pedido da defesa de Queiroz, Gilmar Mendes argumentou que por causa da pandemia e pelo estado de saúde dele, a substituição da prisão preventiva pela prisão domiciliar é medida mais adequada.

O ministro do Supremo justificou ainda que não há elementos suficientes que indiquem como Queiroz poderia atrapalhar as investigações, e que não há indícios suficientes que relacionem a suposta influência do ex-assessor com milicianos do Rio de Janeiro ou com a polícia, com tentativas de obstrução das investigações.

Ao Supremo, a defesa de Queiroz argumentou que a prisão foi ilegal, porque foi determinada pela primeira instância, mas o caso da rachadinha foi deslocado para a segunda instância, que seria o foro adequado para investigar o senador Flávio Bolsonaro.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Conferência Internacional das Favelas começa hoje no Complexo da Penha

O encontro tem como objetivo discutir desafios e propor soluções para questões sociais, econômicas e culturais, enfrentadas nas favelas.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos morria Leny Eversong

Uma das grandes intérpretes da Era de Ouro do Rádio, Leny Eversong morreu no dia 29 de abril de 1984, em consequência da diabetes, na capital paulista.

Baixar arquivo
Geral

Indígena é encontrado com sinais de espancamento e queimaduras em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo