Justiça do Trabalho propõe volta escalonada de aulas presenciais em escolas particulares do DF

Aulas presenciais no DF

Publicado em 03/08/2020 - 19:42 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça do Trabalho propôs a retomada escalonada de aulas presenciais em escolas particulares do DF. Governo tem até amanhã para se posicionar sobre proposta. Para a juíza Adriana Zveiter, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, o retorno deve ser gradual, começando pelos mais velhos.

 

Pela proposta, dia 10, voltam as aulas presenciais para os alunos do ensino médio, profissionalizante e educação de jovens e adultos. Na semana seguinte, ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano; que são estudantes que têm entre 11 e 15 anos. A terceira etapa seria a das crianças do ensino fundamental 1, e da educação infantil, dia 24.

 

Lembrando que os alunos de uma mesma sala não voltam todos de uma vez. O retorno presencial terá esquema híbrido, com parte em casa e outra na escola.

 

A procuradora Helena Fernandes, do Ministério Público do Trabalho, autor da ação, considera que a proposta contempla as necessidades de saúde e segurança dos trabalhadores.

 

O retorno das aulas nas escolas particulares estava marcado para segunda-feira passada (27), mas a Justiça suspendeu a retomada por 10 dias. O encaminhamento da proposta ao GDF ocorreu nesta segunda-feira (3), após a audiência de conciliação.

 

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal avalia que a proposta não contempla o interesse das escolas. O Sinepe voltou a destacar a necessidade de se resguardar a autonomia das escolas e o retorno imediato das aulas, considerando que as escolas, desde março, estudam as medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus.

 

Já o Sindicato dos Professores das Escolas Particulares (Sinproep-DF) afirma que há preocupação em relação a saúde da comunidade escolar. O sindicato diz ter recebido denúncia de que cerca de 20 escolas iriam retornar às aulas presenciais no dia 27, sem testar professores e colaboradores.

 

Em nota, o governo distrital disse que as escolas têm autonomia para estabelecerem seus calendários quando forem autorizadas pela própria Justiça. Para que haja parâmetros, encaminhou protocolos de segurança sanitária à representação dos estabelecimentos particulares de ensino.

 

Caso o GDF não se manifeste ou discorde do acordo proposto, a juíza volta a analisar a ação e vai decidir sobre o caso.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo