MPF investiga fakenews sobre atuação do Exército em aldeias no MT

Informações falsas circularam em redes sociais

Publicado em 19/08/2020 - 16:09 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar notícias falsas envolvendo a atuação do Exército Brasileiro entre indígenas Xavantes no Mato Grosso.

A fakenews seria de que a força brasileira aplicaria uma vacina nos membros dessa etnia e que provocaria a morte desse povo. Essas informações circularam principalmente pelas redes sociais. Placas nas entradas de diversas Terras Indígenas confirmam que o boato teve longo alcance.

A investigação será conduzida pelo procurador da República Everton Pereira Aguiar Araújo, titular do 1° Ofício em Barra do Garças, Mato Grosso.

De acordo com a investigação, as ações de saúde no estado, combinadas entre a Sesai - Secretaria Especial de Saúde Indígena - e lideranças Xavantes, foram negadas por indígenas da aldeia Namunkurá.

Situação semelhante aconteceu nas Terras Indígenas de Maraiwatsédé, inclusive com relatos de comportamento agressivo entre os indígenas e a negação da presença do Exército no local, o que impediu que os oficiais prosseguissem com as ações, já que a maior parte dos profissionais de saúde eram militares.

Em Sangradouro, foi preciso a presença do Ministério Público, do secretário especial de Saúde Indígena e do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Xavante para que as ações de saúde fossem mantidas. Também houve relatos de animosidade no território de Pimentel Barbosa.

Em nota, o MPF defendeu que a propagação de fakenews tem o poder de gerar nas comunidades indígenas postura antivacina, o que coloca os Xavantes em uma situação de extremo risco e vulnerabilidade.

O órgão disse ainda que as notícias falsas colocam os membros da comunidade indígena contra agentes do Estado e prejudicam atuações institucionais legítimas, voltadas à salvaguarda dos direitos constitucionalmente assegurados aos povos indígenas, realizadas por instituições como MPF, Funai, Sesai e Forças Armadas.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo