Procurador Eduardo El Hage diz que Rio de Janeiro vive dia triste

Coordenador da Lava Jato no Rio, ele rebateu acusações de Witzel

Publicado em 28/08/2020 - 16:46 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O procurador da República, Eduardo El Hage, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, rebateu acusações feitas pelo governador afastado Wilson Witzel, que se disse vítima de perseguição política.

Durante a coletiva de imprensa em que detalhou a operação Tris in idem, desencadeada em conjunto com a Polícia Federal, El Hage afirmou que as investigações se sustentam e que não houve qualquer motivação política.

A ação, um desdobramento das Operações Favorito e Placebo, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra agentes públicos, políticos e empresários, suspeitos de envolvimento em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, especialmente em compras efetuadas durante a pandemia de Covid-19.

Segundo o procurador, a partir das investigações foi possível reunir provas robustas contra Witzel.

Como exemplo de provas que pesam contra o governador afastado, Eduardo El Hage narrou que as investigações encontraram e-mails encaminhados por Wilson Witzel. As mensagens envolveriam contratos entre o escritório da primeira-dama, Helena Witzel, e empresas citadas na delação premiada Edmar Santos, ex-secretário estadual de Saúde.

Diante do material coletado, El Hage garantiu que o pedido de afastamento do cargo era a única solução que poderia ser tomada.

O Ministério Público Federal chegou a pedir a prisão de Witzel, mas o ministro Benedito Gonçalves entendeu ser suficiente o afastamento do cargo.

Durante a coletiva, o superintendente Regional da PF no Rio de Janeiro, Tácio Muzzi, detalhou o andamento da operação, que também cumpriu mandado de busca e apreensão contra o vice-governador, Cláudio Castro, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, André Ceciliano.

Entre os presos nesta sexta-feira estão o presidente Nacional do PSC, Pastor Everaldo, e o ex-secretário de desenvolvimento do Rio de Janeiro e antigo braço direito de Witzel, Lucas Tristão.

 

 

Ouça também

Witzel diz que faltam provas sobre sua participação em irregularidades e critica MP

Em decisão do STJ, Wilson Witzel é afastado do cargo por 180 dias

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo