Tio suspeito de estuprar menina de 10 anos é preso

Publicado em 18/08/2020 - 16:02 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Está detido o tio da menina de 10 anos, suspeito de ter cometido abuso sexual contra ela no interior do Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. 

O homem foi preso pela Polícia Civil de São Mateus (ES), na madrugada desta terça-feira (18), na região metropolitana de Belo Horizonte, e imediatamente levado de volta para o estado de origem.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comentou o caso. Pela conta pessoal no Twitter, ele falou sobre a prisão, e desejou que essa situação "sirva de lição para quem insiste em praticar um crime brutal dessa natureza".

O caso ganhou repercussão depois da imprensa noticiar que a menina estava grávida, e que o principal suspeito do crime era o tio. A gravidez foi descoberta após exames realizados no hospital Roberto Silvares, em São Mateus.

Em conversa com médicos, a menina acabou admitindo que era estuprada pelo tio desde os seis anos de idade, mas que nunca revelou por medo das ameaças feitas por ele. 

A criança então ficou sob tutela de um abrigo público e foi submetida a um aborto legal. A interrupção da gestação, autorizada pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo, a pedido do Ministério Público do estado, tem previsão legal, já que é fruto de um estupro.

No entanto, a decisão causou revolta a alguns grupos, que se dirigiram à porta da clínica no dia marcado para o aborto, e de mãos dadas, chamavam de "assassino" o médico Moraes Filho, que realizou o procedimento. 

Pelo Facebook, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lamentou a decisão da justiça em autorizar a interrupção da gravidez. 

Dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, lamentou o aborto e se solidarizou com os grupos de religiosos que protestaram contra o que ele classificou como "vergonhoso e lamentável acontecimento". 

A OAB de Pernambuco também se manifestou sobre o caso. Em nota, a instituição disse ter recebido com preocupação as informações das manifestações, e repudiou as ações que não visam preservar a criança vítima de violência e que não a ajudem a superar os traumas físicos e psicológicos decorrentes da violência sexual.

A entidade disse ainda estar solidária à menina, aos representantes legais e aos profissionais de saúde envolvidos no procedimento.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo