Defesa de músico preso sem provas quer anulação do processo

Luiz Carlos Justino foi solto domingo depois de 5 dias na carceragem

Publicado em 08/09/2020 - 16:04 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A defesa do músico da Orquestra de Cordas da Grota Luiz Carlos Justino, preso sem provas na semana passada, quer anular todo o processo na justiça e planeja também pedir uma reparação ao estado do Rio. Luiz Carlos, de 23 anos, foi solto no último domingo (6), após passar cinco dias no sistema penitenciário.

A decisão que revogou a prisão preventiva do jovem, expedida no plantão judiciário no último sábado (5), questionou a fragilidade do suposto reconhecimento de autores de crimes por fotografia e ainda o fato de um jovem sem precedentes criminais, como Luiz Carlos, constar em um banco de imagens da Polícia Civil.

O músico foi acusado de ser o autor de um assalto à mão armada em 2017 e por ter sido supostamente reconhecido pela vítima no banco de imagens tinha um mandado de prisão em aberto.

Luiz Carlos é violoncelista e integra desde os 6 anos de idade o projeto da Orquestra de Cordas da Grota, localizado na comunidade chamada de Grota do Surucucu, em Niterói, na região metropolitana do Rio.

A advogada Sônia Ferreira Soares, da Comissão de Direitos Humanos da OAB do Rio de Janeiro, que assumiu a defesa do músico, afirma que a prioridade no momento é absolvê-lo no processo que, para a defesa, está repleto de irregularidades.

Luiz Carlos foi detido no último dia 2 depois de ser abordado em uma blitz no centro de Niterói. O jovem foi levado para a delegacia por estar sem documentos, o que a defesa também considera uma atitude questionável, que pode ser interpretada como um ato de racismo institucional, pelo fato de ele ser negro.

Questionada pela reportagem sobre a prisão e sobre os motivos de a foto do músico constar em um banco de imagens usado para reconhecimento de criminosos, a Polícia Civil respondeu que ele foi identificado em 2014 em um inquérito que apura o tráfico de drogas na comunidade onde reside e que, por isso, a foto dele foi inserida no álbum de suspeitos.

A defesa afirma, no entanto, que a família nunca soube de qualquer inserção dele em um inquérito sobre tráfico de drogas.

Sobre a prisão, a Polícia Civil disse apenas que ele teria sido reconhecido pela vítima do roubo, que ocorreu no bairro de Vila Progresso, também em Niterói. No entanto, no mesmo dia e horário do crime ele estava se apresentando em uma delicatassen, a partir de um contrato da Orquestra com o estabelecimento para que músicos tocassem no local durante o café da manhã.

No sábado, integrantes da Orquestra de Cordas da Grota e familiares de Luiz Carlos fizeram um protesto em frente ao presídio onde ele estava detido. Eles levaram o instrumento tocado pelo músico e se apresentaram.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo