Eleições 2020: número de mesários voluntários inscritos bate recorde

As inscrições para mesários podem ser feitas até dia 16 de setembro

Publicado em 04/09/2020 - 12:17 Por Dayana Vitor - Brasília

As inscrições dos interessados em atuar como mesários nas eleições municipais deste ano vão até o dia 16 de setembro mas já batem recorde de inscritos em vários estados e superam o número de voluntários de eleições anteriores.

As medidas de segurança adotadas nas eleições, que incluem equipamentos de proteção individual e materiais de esterilização, têm ajudado a atrair mesários voluntários.

Por exemplo, lá no Paraná, houve um acréscimo de mais de 98% na quantidade de interessados em ajudar nas eleições deste ano em comparação a de 2016.  O número de inscritos passou de 26 mil e 700 para mais de 52 mil. Já no Rio de Janeiro, o aumento foi de mais de 97%. Pulou de quase 12 mil candidatos para mais de 23 mil inscritos.

Outros exemplos são Tocantins e São Paulo. O primeiro estado já recebeu mais de 15 mil inscrições para mesários voluntários este ano. Em 2016, foram mais de 8 mil. Já São Paulo, tem 115 mil inscritos para trabalhar no pleito de novembro, contra pouco mais de 99 mil nas últimas eleições municipais.

Você deve estar se perguntando os motivos que levam tantas pessoas a se candidatam para a função de mesário voluntário em época de pandemia da covid-19, né? Além das medidas de segurança para evitar o novo coronavírus, quem trabalha como mesário têm direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos da Justiça Eleitoral ou trabalhando no dia da votação. O exercício da função de mesário também pode servir para desempate em um concurso público, se estiver especificado no edital.

Agora, se você também ficou interessado corre no site dos Tribunais Regionais Eleitorais ou pelo aplicativo e-título para se inscrever, porque ainda dá tempo.

*Texto e áudio atualizados para acréscimo de informação.

Ouça mais:

TSE amplia horário de votação nas eleições municipais em novembro

 

 

 


 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo