Justiça Federal no DF suspende volta ao trabalho de peritos do INSS

Decisão também suspende corte de ponto dos médicos

Publicado em 24/09/2020 - 08:16 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a volta ao trabalho presencial de médicos peritos do INSS. A decisão liminar - provisória - é do juiz Márcio de França Moreira, da 8ª Vara Federal em Brasília, e vale para todos os médicos que atuam em agências com padrões menos rigorosos de prevenção ao contágio pela covid-19. O ato também suspendeu o corte de ponto dos peritos que não voltaram a trabalhar por se sentirem inseguros.

O retorno dos serviços tinha sido anunciado pelo governo para o dia 14, mas os peritos só começaram a voltar às agências da Previdência Social esta semana. O INSS informou que, nessa quarta-feira (23), 421 dos 763 peritos esperados tinham comparecido a 135 postos de atendimento e realizado quase 3,8 mil perícias.

O pedido que suspendeu o retorno presencial e o corte de ponto dos médicos do INSS foi feito pela Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais. Para a entidade, um ofício publicado pouco antes do retorno ao trabalho flexibiliza as medidas de prevenção ao coronavírus nas agências do INSS e coloca em risco os servidores públicos e os segurados da Previdência Social.

Entre essas medidas, está a instalação de assentos laterais sem cumprir distanciamento mínimo de um metro, a dispensa de fornecimento de máscaras cirúrgicas aos segurados no momento da perícia e a falta de controle sobre a qualidade do ar dentro das agências.

Para o juiz as “novas regras de inspeção das condições de trabalho comprometem a segurança dos trabalhadores e aumentam o risco de contaminação pelo coronavírus no retorno dos serviços nas dependências das Agências da Previdência Social”. O magistrado determinou que os peritos só têm a obrigação de retornar ao trabalho após a adequação das agências a padrões anteriores, com medidas mais rígidas de prevenção à contaminação.

Em nota, a Advocacia-Geral da União informou que já está ciente da decisão judicial e analisa as medidas que serão tomadas, em conjunto com a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia e o INSS.

Com informações de Felipe Pontes, da Agência Brasil. 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo