Justiça Federal no Rio revoga decisões do Conama sobre manguezais

AGU diz que aguarda ser notificada da decisão liminar

Publicado em 30/09/2020 - 13:22 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Após repercussão negativa, a Justiça Federal no Rio de Janeiro tornou sem efeito as decisões do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama, que modificavam regras em áreas de preservação permanente. 

A liminar concedida pela juíza Maria Amelia Almeida Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal, atendeu uma ação popular, que questionou as decisões da reunião de número 135 do conselho, realizada segunda-feira (28). A juíza destacou o argumento dos autores da ação popular, de que as alterações aprovadas pelo Conama violam o direito constitucional a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Na liminar, concedida nesta terça-feira (29), a magistrada também pontuou que há riscos evidentes de danos ambientais irrecuperáveis.

As resoluções 302 e 303 do Conama, revogadas na reunião que gerou o questionamento, fixam parâmetros de proteção para áreas de restinga, manguezais e outros sistemas sensíveis. A essas resoluções estabelecem, por exemplo, faixas de preservação ao redor de lagos, nascentes e de no mínimo 300 metros em regiões de restinga do litoral, assim como sobre toda a extensão dos manguezais. A revogação das normas foi aprovada por maioria, com voto favorável de todos os representantes do governo federal no Conselho, que é presidido pelo Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 

Entidades ambientalistas com assento no Conama votaram contra. 

Na ocasião, o Ministério Público Federal, que não tem poder de voto, destacou que as mudanças aprovadas não são de competência do conselho, que sequer colocou as alterações em debate.

Em nota, a Advocacia-Geral da União informou que adotará as medidas processuais cabíveis assim que for notificada.O Ministério do Meio Ambiente também foi procurado para se posicionar sobre a decisão da Justiça Federal mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo