Justiça Federal torna réus acusados por desvios de verbas do Sistema S

Os réus vão responder por peculato e lavagem de dinheiro

Publicado em 30/09/2020 - 17:37 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Justiça Federal do Rio de Janeiro tornou réus o ex-presidente do Sesc, Orlando Diniz, e o advogado Frederick Wassef, além de outros oito acusados de envolvimento no esquema de desvio de verbas do Sistema S. A decisão da juíza Caroline Vieira Figueiredo acolhe a denúncia do Ministério Público, apresentada como parte operação Esquema S. Os réus vão responder pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações do Ministério Público Federal, cerca de R$4,6 milhões foram desviados do Sesc e do Senac, entre dezembro de 2016 e maio de 2017, por meio de contratos fraudulentos com escritórios de advocacia. Essas firmas teriam sido contratadas por altas quantias, que podem somar R$355 milhões, mas não prestavam os serviços contratados, ou na verdade realizavam ações escusas para Orlando Diniz.

O MPF ressalta na denúncia que os valores desviados são recursos públicos, já que o Sistema S recebe repasses da Receita Federal, provenientes de contribuições sobre folhas de pagamento, para capacitação e bem-estar dos trabalhadores associados.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo