Justiça garante direito de continuar aulas remotas a professores civis

Medida atinge Colégio Militar do RJ e de Minas Gerais

Publicado em 21/09/2020 - 14:45 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os professores civis do Colégio Militar do Rio de Janeiro conseguiram na Justiça Federal uma liminar que lhes garante o direito de não voltar a dar aulas presenciais na unidade. A decisão é do juiz Mauro Souza Marques da Costa Braga, da 1ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

No despacho, o juiz considerou precipitada a decisão do Colégio Militar enquanto perdurar o estado de emergência de saúde e de calamidade pública em decorrência da pandemia de Covid-19.

A ação, movida pelo Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Federal, não abrange os professores militares da unidade. Mas o coordenador da seção sindical no Colégio Militar, professor Marcelo Assunção, defende que a decisão deveria ser extensiva a todo o colégio.

A Justiça Federal também proibiu o retorno de professores às aulas presenciais no Colégio Militar de Belo Horizonte a partir desta segunda-feira (21) e estipulou multa diária de R$ 5 mil para a instituição que não manter o regime de teletrabalho.

As aulas presenciais no Colégio Militar do Rio de Janeiro foram retomadas na semana passada para os alunos do 3º ano do ensino médio e do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Esta semana volta todo o ensino médio e na próxima o restante do fundamental. As aulas estão escalonadas, de forma

que dos 1.717 alunos, a presença diária será em torno de 400.

De acordo com a setor de Comunicação Social do Colégio Militar do Rio, 45% dos estudantes do 3º ano e 65% do 9º ano voltaram às aulas presenciais. Os alunos e professores militares que se considerarem do grupo de risco para a Covid-19 continuam com as aulas remotas, mas devem encaminhar atestados médicos.

A previsão do governo do estado é retomar as atividades presenciais para alunos sem acesso à internet no dia 5 de outubro. Na rede municipal do Rio, não há previsão.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo