Ministro Fux assume a presidência do STF hoje (10)

O acesso ao plenário da Corte será restrito devido à pandemia

Publicado em 10/09/2020 - 09:19 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro Luiz Fux toma posse nesta quinta-feira (10), como novo presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. A cerimônia está marcada para as 4 horas da tarde e o acesso ao plenário da Corte será bastante restrito, devido às medidas de combate à pandemia do coronavírus.

Apenas os chefes dos três Poderes, demais ministros do Supremo, o presidente da OAB, o procurador-geral da República e alguns poucos familiares do ministro Fux poderão comparecer presencialmente.

As demais autoridades e os convidados poderão acompanhar a sessão pela internet e pela TV e Rádio Justiça. Não haverá cumprimentos após a solenidade.

A última sessão plenária presidida por Antônio Dias Toffoli, foi nessa quarta-feira (09) e trouxe na pauta de julgamentos temas de direito tributário. A sessão plenária encerrou com homenagens a Toffoli. Alguns ministros da Corte e o procurador-geral discursaram. O presidente Jair Bolsonaro fez uma visita de cortesia, acompanhado de alguns ministros, como o advogado-geral da União, José Levi.

Dias Toffoli também discursou. Ele agradeceu a cooperação dos ministros do Supremo e destacou a atuação da Corte no combate à desinformação e às mentiras - as fake news. O ministro também chamou atenção para a importância do diálogo na construção de um país melhor, tanto entre os representantes dos três Poderes quanto com os movimentos sociais. Toffoli defendeu a harmonia e a autonomia entre os Poderes.

Também nessa quarta, Dias Toffoli recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Congresso Nacional - maior honraria concedida pelo Poder Legislativo.

O mandato de Luiz Fux tem duração de dois anos e a ministra Rosa Weber será a vice presidente tanto do Supremo quanto do Conselho Nacional de Justiça.

 

 

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo