MP-RJ conclui investigações sobre Flávio Bolsonaro quando era da Alerj

Defesa do senador alega que apuração se encerrou com oitiva dele

Publicado em 01/09/2020 - 12:55 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro concluiu as investigações do caso conhecido como rachadinha, envolvendo Flávio Bolsonaro. O atual senador pelo Republicanos é investigado pela prática deste crime e lavagem de dinheiro, quando exercia mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa fluminense.

De acordo com o Ministério Público, o Grupo de Atuação Especializada de Combate à Corrupção encaminhou o procedimento criminal, com a conclusão das investigações, ao procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.

O MP não deu mais detalhe sobre os resultados, se limitando a informar que os autos estão sob sigilo e que foram remetidos à subprocuradoria geral de Justiça de Assuntos Criminais e Direitos Humanos para prosseguimento.

A defesa do Senador Flávio Bolsonaro se posicionou sobre a conclusão das investigações, questionando a atuação do Ministério Público. Segundo a nota enviada pela defesa, a apuração dos fatos já havia se encerrado com a oitiva do parlamentar, e a divulgação da conclusão dos trabalhos, nesta segunda-feira, seria uma manobra dos promotores do grupo de Atuação Especializada de Combate à Corrupção, diante do questionamento feito ao Conselho Nacional do Ministério Público.

A defesa sustenta que a investigação não poderia ser conduzida pelo MP, já que Flávio dispõe agora de foro especial.

O Ministério Público não comentou as críticas da defesa de Flávio Bolsonaro.

As investigações sobre o esquema de devolução de parte dos salários dos assessores ao deputado teria movimentado mais de R$ 2 milhões a partir de 2018, quando um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, apontou uma movimentação financeira atípica do então assessor Fabrício Queiroz, lotado no gabinete de Flávio.

Fabrício Queiroz está em prisão domiciliar depois que a Justiça determinou a sua prisão preventiva, na mesma investigação sobre o esquema da rachadinha.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo