TSE faz acordo com Facebook, Instagram e WhatsApp contra fake news

Estarão disponíveis informações sobre eleições e segurança sanitária

Publicado em 30/09/2020 - 18:25 Por Deográcia Pinto - Brasília

Um acordo oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral com as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp vai permitir que os eleitores tenham acesso a uma série de recursos que serão disponibilizados por meio desses aplicativos para o combate à desinformação. Medidas de segurança sanitária durante as eleições municipais deste ano também estarão disponíveis nos aplicativos.

O objetivo pretendido pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e pelos representantes do Facebook, Instagram e WhatsApp é combater as informações falsas em tempos de pandemia.

O ministro Luís Roberto Barroso falou sobre a importância das parcerias para o Brasil e lamentou as vezes em que as redes sociais são usadas para disseminar informações falsas.

A secretária-geral do TSE, Aline Osório, ressaltou que a cooperação se apoia em três estratégias.

O diretor de Políticas Públicas do Facebook Brasil, Murillo Laranjeira, disse que as eleições são prioridade para o Facebook e para o Instagram.

O diretor de Políticas Públicas para WhatsApp no Facebook Brasil, Darío Dúrigan, destacou o lançamento do canal do TSE pelo aplicativo.

Durante a assinatura do acordo, a secretária-geral do TSE, Aline Osório, adiantou o lançamento da campanha #EuVotoSemFake e da página “Fato ou Boato”, uma parceria do Tribunal com instituições brasileiras de checagem. Ela anunciou também que o Tribunal também irá oficializar parcerias com outras plataformas.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo