Força policial continua busca pelo traficante foragido André do Rap

Hamilton Mourão criticou decisão que mandou soltar líder do PCC

Publicado em 13/10/2020 - 13:29 Por Nelson Lin - São Paulo

As buscas por André Oliveira Macedo, conhecido como André do Rap, narcotraficante e considerado um dos líderes do PCC, o Primeiro Comando da Capital, continuam nesta terça-feira (13). De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a operação envolve forças policiais de São Paulo, do Paraná e a Policia Federal, num total de mais de 600 agentes. 

André do Rap foi solto na última sexta-feira (09), por uma decisão do ministro Marco Aurelio Mello, que concedeu Habeas Corpus atendendo a um pedido da defesa dele, entender que o período que ele estava preso sem condenação definitiva excedia o permitido por lei.

Mas o Ministério Público Federal recorreu da decisão, no sábado (10), por entender que a soltura do traficante criava risco à ordem pública, o que levou o presidente do STF, Luis Fux, a suspender o Habeas Corpus. André do Rap não foi localizado após a decisão de Fux e por isso é considerado foragido desde então. A questão da suspensão do Habeas Corpus será discutida no plenário do STF nesta quarta-feira (14).

O vice-presidente Hamilton Mourão criticou a decisão do ministro Marco Aurelio Mello, em coletiva nesta terça-feira (13).

O traficante André do Rap foi preso em setembro de 2019 na operação Oversea, da Polícia Civil de São Paulo, e era investigado por gerenciar o envio de grandes remessas de cocaína para a Europa. A Polícia Federal apreendeu cerca de quatro toneladas de cocaína desse grupo criminoso entre 2013 e 2014. André do Rap já tinha condenações em 2ª instância desde 2019, no âmbito dessa operação, por tráfico de drogas. Segundo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que o condenou, ele deve cumprir mais de 15 anos de pena em regime fechado.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo