STF tem maioria para que André do Rap volte à prisão

Julgamento foi suspenso com 6 votos a 0 e será retomado nesta quinta

Publicado em 14/10/2020 - 21:30 Por Kariane Costa - Brasília

Supremo forma maioria pela volta do traficante André do Rap à cadeia. Com um placar de 6 a 0, o julgamento foi suspenso e será retomado nesta quinta-feira com o voto da ministra Cármen Lúcia.

Quem abriu a rodada de votação foi o presidente do STF, Luiz Fux. Ele votou para manter a ordem de prisão contra o traficante André do Rap e disse que criminoso debochou da Justiça.

O voto de Fux foi acompanhado pelo dos ministros Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber e Dias Toffoli.

Para os magistrados, a lei por si só não pode mandar prender ou soltar, é necessário a figura de um juiz. Ou seja, quando a prisão preventiva não for renovada em 90 dias, a soltura do preso não pode ser automática e não vale para condenados em segunda instância.

Na última semana, o ministro Marco Aurélio Mello concedeu liberdade ao traficante. Ele se baseou na Lei do pacote anticrime, que prevê que o preso tem direito a uma reavaliação da prisão preventiva a cada 90 dias, o que não ocorreu.

No mesmo dia, o presidente da corte, Luiz Fux, derrubou a decisão de Marco Aurélio e determinou novamente a prisão do traficante, alegando que ela era necessária por se tratar de um criminoso perigoso. Mas o André do Rap já tinha fugido das autoridades, e até a noite dessa quarta-feira, continuava foragido.

André do Rap já foi condenado a penas que, juntas, somam mais de 25 anos pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo