Flávio Bolsonaro é denunciado pelo Ministério Público do Rio

Acusação inclui crimes relativos a salários de funcionários da Alerj

Publicado em 04/11/2020 - 14:08 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, acusado da prática dos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita.

A denúncia, feita junto ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça, envolve também outros 15 investigados, entre eles, o ex assessor do senador Fabrício Queiroz, que cumpre prisão domiciliar.

Os crimes teriam ocorrido enquanto Flávio era deputado estadual, na Assembleia Legislativa fluminense, entre 2007 e 2018. Segundo o MP,  teria sido estabelecida, no gabinete de Flávio, a prática conhecida como rachadinha, quando parte do salário de assessores e funcionários legislativos é devolvida ao parlamentar titular do mandato.

O Ministério Público explicou que a denúncia foi ajuizada no dia 19 de outubro, mas como o desembargador relator estava de férias, apenas nesta terça-feira ele recebeu as peças processuais.

O órgão informou que foi decretado super sigilo no processo, e que por isso não é possível fornecer maiores informações.

A defesa de Flávio Bolsonaro já se pronunciou por meio de nota, afirmando que a denúncia já era esperada, mas que não se sustenta. Segundo a defesa, há vícios processuais e erros de narrativa e matemáticos na tese, além de falta de provas.

A nota diz ainda que todos os defeitos de forma e de fundo da denúncia serão pontuados e rebatidos em documento próprio, a ser protocolado tão logo a defesa seja notificada.

O próprio senador também se manifestou nesta quarta-feira, pelas redes sociais.

Ele assegurou que não cometeu qualquer ilegalidade e acusou o Ministério Público de cometer erros, além de promover a denúncia às vésperas das eleições municipais.

O senador afirmou confiança que a denúncia não será aceita pelo Tribunal de Justiça.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo