Acaba sem acordo reunião sobre indenização por desastre em Brumadinho

Objetivo é que Vale pague R$ 54,6 bilhões para reparar danos

Publicado em 09/12/2020 - 21:51 Por Renata Martins - Brasília

Terminou sem acordo a terceira tentativa de negociações sobre as indenizações pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Mina do Córrego do Feijão, no município mineiro de Brumadinho.

O governo de Minas Gerais e instituições jurídicas estaduais e federais, como ministérios públicos e defensorias, pedem que a mineradora Vale pague R$ 54,6 bilhões para reparação coletiva dos prejuízos econômicos e sociais aos atingidos em toda a bacia do rio Paraopeba.

Outras três reuniões estão agendadas para esses próximos dias: sexta, sábado e segunda-feira. Se houver avanço nas tratativas, uma nova audiência de conciliação pode ocorrer no dia 17 de dezembro.

O promotor do Ministério Público de Minas Gerais André Sperling afirmou que o MP não abre mão de recursos para os atingidos pelo rompimento da barragem, que causou a morte de 252 pessoas em 25 de janeiro de 2019.

Se ficar para 2021, a tragédia pode completar 2 anos sem que a mineradora indenize coletivamente moradores, estado e municípios pelos danos causados.

Durante a audiência dessa quarta-feira, cerca de mil pessoas protestaram em frete à sede do Tribunal de Justiça na capital mineira, Belo Horizonte. A mobilização foi organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens. Joceli Andrioli, da coordenação nacional do MAB, considerou a falta de acordo uma vitória.

O secretário geral do governo mineiro, Mateus Simões, afirmou que, mesmo não debatendo os valores da reparação coletiva, a audiência avançou ao definir que assuntos referentes às comunidades atingidas serão remetidos à Assembleia Legislativa.

Em nota, a Vale afirmou que está empenhada em construir um acordo global com o governo de Minas e as instituições de Justiça.

O pagamento emergencial de um salário mínimo por mês pago pela mineradora aos atingidos foi prorrogado até o dia 31 de janeiro do próximo ano.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo