Reeleição para presidências da Câmara e do Senado tem 4 votos a favor

Lewandowski, Alexandre de Moraes e Toffoli acompanharam relator

Publicado em 04/12/2020 - 16:15 Por Renata Martins - Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou hoje (4) o julgamento sobre a possibilidade ou não de reeleição para as presidências da Câmara e do Senado. O julgamento tem consequências práticas já em 2021, caso os atuais presidentes da Câmara, deputado Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, ambos do DEM, queiram ser reconduzidos ao cargo.

Cinco dos 11 ministros já votaram. Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli acompanharam o relator, ministro Gilmar Mendes.

No voto, Gilmar Mendes considerou válida a possibilidade de reeleição nessa legislatura. A partir de 2023, haveria um limite - de uma única recondução sucessiva ao mesmo cargo na mesa diretora.

O entendimento desses quatro ministros abre a possibilidade para que Maia e Alcolumbre se mantenham no comando das casas legislativas.

Já o recém-empossado ministro, Kássio Nunes Marques, acompanhou o relator, com uma divergência. Para o ministro, a opção não pode ser aplicada a quem já foi reeleito. Isso permitiria a recondução de Alcolumbre que está em seu primeiro mandato de presidente do Senado. Porém, retiraria Rodrigo Maia da disputa.

O parlamentar preside a Câmara desde 2016, quando assumiu mandato também ao substituir Eduardo Cunha – preso por corrupção. Maia foi reeleito em 2017. Em 2019, já numa nova legislatura, foi novamente reconduzido.

A eleição para presidente das casas legislativas ocorre a cada dois anos. O artigo 57 da Constituição proíbe a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente na mesa diretora das Casas.

O PTB - Partido Trabalhista Brasileiro entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade para que esse impedimento se aplique também em legislaturas diferentes.

Cada legislatura tem quatro anos, que coincidem com o tempo de mandato. Já o mandato de um Senador, que é de oito anos, abrange duas legislaturas.

Para Gilmar Mendes, o dispositivo constitucional em debate não é considerado um princípio estruturante do Estado brasileiro e tem “natureza regimental”. Assim, ele defende que a questão afeta o funcionamento das Casas do Congresso Nacional e, por isso, cabe aos parlamentares deliberar sobre a questão.

O professor de Direito do Estado Thiago Sorrentino fala sobre a importância dos cargos.

Para o PTB, a eventual perpetuação de políticos no comando das Casas Legislativas, com o consequente controle das pautas, ofende os princípios democrático e republicano.

A votação no STF teve início hoje e pode ir até o dia 14, no plenário virtual. Os ministros não se reúnem, nem apresentam voto oral. Apenas o voto escrito é anexado na plataforma virtual.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo