Tribunal misto lista testemunhas no processo contra Wilson Witzel

Governador afastado é acusado de direcionamento de licitações

Publicado em 06/12/2020 - 11:47 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O Tribunal Especial Misto que julga o processo contra governador afastado, Wilson Witzel, definiu a lista de 29 testemunhas E os depoimentos que começam dia 17 são os das testemunhas de acusação. Já na parte da defesa, serão 10 testemunhas, entre elas, Helena Witzel, que é esposa do governador afastado. 

O Tribunal Especial Misto também admitiu a produção de provas documentais suplementares pela acusação e pela defesa. Os advogados de Witzel queriam ainda a produção de prova pericial contábil e de engenharia, mas esse pedido foi negado pelo tribunal.

Segundo o  desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do Tribunal de Justiça do Rio e também do Tribunal Misto, "os pagamentos feitos são incontroversos, até porque vindos de provas documentais e a regularidade dos mesmos é questão de mérito, não sendo definida por meio de prova pericial contábil".

O impeachment contra Witzel foi aceito no último dia 5 de novembro por unanimidade pelo tribunal, que é composto por cinco desembargadores e cinco deputados. Nesse mesmo dia foi confirmado o afastamento dele do cargo e ficará assim até o final do processo.

Witzel ainda precisou deixar a residência oficial do Palácio das Laranjeiras e teve o salário reduzido em um terço. O vice-governador Cláudio Castro assumiu, então, interinamente, o cargo.

Wilson Witzel é acusado de envolvimento no direcionamento de licitações e cobrança de propina de fornecedoras do estado. As possíveis irregularidades vieram à tona em maio, com a Operação Placebo, que cumpriu mandado de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo. Em junho, o processo de impeachment foi instaurado na Assembleia Legislativa do Rio 

Nas redes sociais, o governador afastado Wilson Witzel voltou a afirmar que é inocente.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo