AGU faz força-tarefa para monitorar judicialização do Enem

Este ano pode haver demanda por causa de restrições da pandemia

Publicado em 08/01/2021 - 19:25 Por Gésio Passos - Brasília

Começou nesta sexta-feira uma força-tarefa da Advocacia-Geral da União (AGU) para monitorara processos judiciais relacionados ao Enem.

O grupo vai atuar em todos estados do país, contando ao todo com 75 procuradores federais, disponíveis 24 horas por dia para garantir a realização do exame. A força-tarefa vai até o dia da última prova, 7 de fevereiro.

A procuradora federal Mônica Kouri de Oliveira, coordenadora da Equipe Nacional Especializada em Educação, afirma que os procuradores são destacados para garantir a segurança jurídica do Enem.

As demandas mais frequentes relacionadas ao exame são sobre locais de prova, alteração de dados e pagamento do boleto de inscrição.

Mas, com a segunda onda da pandemia, novas medidas de restrições adotadas por estado e municípios podem afetar a realização das provas. A procuradora Mônica Kouri afirma que, caso isto ocorra, vai ser analisado de acordo com a situação sanitária.

O Inep, órgão do MEC responsável pelo Enem, preparou medidas para evitar contaminação pela Covid-19 durante a prova. Houve um aumento do distanciamento entre os candidatos no dia do exame, e a ampliação em 20% do número de salas onde serão aplicadas as provas. O uso da máscara será obrigatório. Também será disponibilizado álcool em gel em todas as salas.                                                                

As provas impressas do Enem ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. As provas digitais, uma inovação deste ano, serão no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os candidatos com sintomas ou contaminados pela Covid ou outra doença infectocontagiosa poderão solicitar a reaplicação do exame, que será nos dias 24 e 25 de fevereiro. O pedido deve ser feito na página do Enem na internet ou no telefone 0800-616161.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a União Nacional dos Estudantes, em nota, nessa quinta-feira, defenderam um novo adiamento da data do Enem alegando falta de segurança para a realização da prova neste momento de pandemia.  Mais de 5,7 milhões de pessoas se inscreveram para a edição 2020 do Enem.                                             

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo