Caso Mariana: auxílio pago a pescadores e agricultores é prorrogado

Justiça determinou que Vale deve pagar o benefício até o fim do ano

Publicado em 20/01/2021 - 20:24 Por Gésio Passos - Brasília

A Justiça Federal decidiu prorrogar até o final deste ano o pagamento do auxílio emergencial para pescadores e agricultores de subsistência - ou seja, que produziam para o próprio consumo - afetados pelo rompimento, em 2015, da barragem da Samarco na cidade de Mariana, em Minas Gerais. E, em 2022, o auxílio deverá ser substituído por um vale alimentação, que ainda não teve o valor definido.

Esse auxílio é uma das medidas previstas no Termo de Transição e Ajustamento de Conduta assinado pela mineradora Samarco. A tragédia matou 19 pessoas, destruiu comunidades e poluiu a bacia do Rio Doce em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Conforme o acordo, todas as pessoas que tiveram suas atividades econômicas interrompidas em decorrência do rompimento da barragem devem receber o auxílio emergencial. O valor é de um salário mínimo, acrescido de 20% para cada dependente, além de uma cesta básica.

Os pagamentos são feitos pela Fundação Renova, entidade criada para reparação dos danos pela Samarco e por suas acionistas Vale e BHP Billiton. Além disso, as pessoas que sofreram com a tragédia também têm direito a indenização individual por danos morais e materiais.

O Juiz decidiu ainda que a Fundação Renova está proibida de efetuar cortes unilaterais nos benefícios.

A Fundação Renova afirmou, em nota, que a decisão reconhece que esse auxílio para pescadores e agricultores está em desacordo com Termo de Ajustamento de Conduta. De acordo com a entidade, até dezembro foram pagos R$ 3 bilhões em indenizações e auxílios para cerca de 320 mil pessoas.

Nesta quarta-feira, em Belo Horizonte, o Procurador Geral da República, Augusto Aras, se reuniu com governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com o Ministério Público e Defensoria Pública de Minas Gerais, e com a diretoria da Vale. O objetivo foi buscar um acordo que viabilize o pagamento da indenização para as vítimas de uma outra tragédia, o rompimento da barragem da empresa em Brumadinho, em 2019.

Nesta quinta-feira haverá nova audiência de conciliação na Justiça mineira sobre as indenizações que a Vale deve pagar às vítimas da tragédia, que matou 270 pessoas.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo