Poder Judiciário começa 2021 com sessão solene no STF

Cerimônia está prevista para às 10h desta segunda-feira e será híbrida

Publicado em 31/01/2021 - 14:20 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ano no Poder Judiciário começa com uma sessão solene no Supremo Tribunal Federal. A cerimônia está prevista para às 10h desta segunda-feira (01) e será híbrida. Ou seja, alguns participantes estarão no plenário da corte e outros participam por videoconferência.

Entre os presentes estarão as autoridades da mesa de honra e os ministros do Supremo. Algumas autoridades que tinham sido convidadas a participar pela internet pediram para ir pessoalmente ao plenário. De acordo com um comunicado da corte, “o ambiente foi preparado para respeitar as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e evitar a disseminação do coronavírus”.

No ano passado, pelo menos 12 convidados para a cerimônia de posse do ministro Luis Fux na presidência do Supremo testaram positivo para covid-19 dias depois. Inclusive o próprio Fux, que prometeu mais rigor nas normas de higiene praticadas no edifício.

Os demais convidados, jornalistas e quem quiser acompanhar a cerimônia terão que fazer isso pela internet ou, então, pela Rádio ou TV Justiça.

A primeira sessão de julgamentos em plenário será nesta quarta-feira, dia 3, e vai tratar do direito ao esquecimento. Os ministros julgam um recurso sobre um crime de grande repercussão nos anos 1950 e que, anos depois, foi reconstituído em um programa de TV. Os parentes da vítima querem o esquecimento do caso e indenização por uso de imagem sem autorização.

Na quinta-feira (04), a previsão é de retomar o julgamento sobre as regras para cobrança de ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, pelos governos estaduais, tanto nas compras físicas quanto pela internet.

A expectativa é ter 37 sessões plenárias até o fim de junho. Entre os temas em julgamento no Supremo estarão o uso de softwares, a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas às margens de rodovias federais e o inquérito que discute se o depoimento de presidentes da República investigados deve ser presencial.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo