TCE pede que governo de SP explique distribuição da CoronaVac

Hospitais vacinaram pessoas que não atendiam pacientes

Publicado em 28/01/2021 - 20:02 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O Tribunal de Contas de São Paulo pediu que o governo do estado explique quais foram os critérios para a distribuição da vacina Coronavac nos municípios e nos hospitais vinculados diretamente ao governo estadual, os chamados hospitais das clínicas.

A vacinação contra o coronavírus em São Paulo começou no dia 19 de janeiro justamente no complexo do Hospital das Clínicas ligado à Faculdade de Medicina da USP.

Segundo as notas da própria Secretaria de Saúde do Estado divulgados à época, o complexo recebeu 30 mil doses de CoronaVac, e entre as pessoas que foram vacinadas estavam alunos de pós-graduação que não trabalham na assistência a pacientes, professores em home office, funcionários de áreas administrativas e até voluntários do hospital que foram escolhidos por meio de sorteio.

Dos oito institutos de especialidade do Hospital, apenas três atendem pacientes com Covid-19.

A situação de largo acesso às vacinas também se repetiu em outros hospitais de clínicas do estado, como o HC de Campinas, que recebeu 4 mil doses.

Apesar de ser um número bem menor que o do complexo hospitalar da capital paulista, ainda assim, é quase o dobro de tudo o que foi enviado, por exemplo, para a cidade de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Segundo a prefeitura, a cidade recebeu 2.160 doses da CoronaVac e precisaria de cerca de 5 vezes mais para garantir a vacinação dos profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia.

O Tribunal de Contas também pede que o governo de São Paulo explique quais medidas foram tomadas para evitar desvios de vacinas e o que vai ser feito para responsabilizar as pessoas que não obedeceram aos critérios de prioridade para receber a vacina.

O governo do estado tem um prazo de 5 dias úteis para enviar os esclarecimentos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo