TRE do RJ confirma condenação de Anthony Garotinho

Decisão também aumentou a pena do ex-governador e o tornou inelegível

Publicado em 05/03/2021 - 12:47 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmou a condenação do ex-governador Anthony Garotinho pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa, supressão de documento público e coação no curso do processo. A decisão unânime também elevou a pena de Garotinho para 13 anos e 9 meses de prisão e o tornou inelegível até 2029.

Inicialmente, ele havia sido recebido condenação de 9 anos e 11 meses, proferida pela Justiça Eleitoral de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense, mas o Ministério Público Eleitoral pediu o aumento da punição, e foi acatado em 2 instância.

Esse processo se refere à Operação Chequinho, que denunciou Garotinho por utilizar o programa social Cheque Cidadão, da prefeitura de Campos, para comprar votos. De acordo com o MP Eleitoral, de maio a agosto de 2016, o número de novos beneficiários do programa aumentou em mais de 17 mil. E parte dos contemplados sequer constava nas listas oficiais de controle, nem atendia aos critérios da legislação municipal.

Naquele ano eleitoral, a prefeita de Campos era a esposa de Garotinho, Rosinha Matheus, e ele atuava como secretário municipal de Governo.

O objetivo era favorecer aliados que concorriam por uma vaga na Câmara de Vereadores. A prefeitura então concedia o benefício, voltado a famílias de baixa renda, em troca do compromisso dos eleitores de votar nos candidatos indicados.

A defesa de Antony Garotinho foi procurada mas não retornou até o fechamento desta reportagem.

Em um programa de rádio que o ex-governador apresenta diariamente, ele afirmou nesta sexta-feira (05) que foi julgado sem a presença do seu advogado, que está em tratamento para covid-19, e que vai recorrer da decisão aos tribunais superiores.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo