Justiça volta a ordenar fechamento de atividades não essenciais no DF

Governo recorreu da decisão, que pode afetar final da Supercopa

Publicado em 08/04/2021 - 19:38 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça Federal manteve, nesta quinta-feira (8), a decisão da primeira instância determinando o retorno das medidas de restrição ao funcionamento de atividades não essenciais no Distrito Federal.

No dia 31 de março, o governo do DF havia conseguido autorização da Justiça para manter as medidas de abertura das atividades, que passa a não valer mais a partir de agora.

O desembargador federal Souza Prudente considerou que não houve qualquer redução no avanço da pandemia, mas sim o seu agravamento, com escalada do risco de colapso no serviço de saúde público e privado do Distrito Federal, não se justificando o relaxamento das medidas de restrição.

O secretário-chefe da Casa-Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que o governo vai cumprir a decisão, mas que já recorreu.

Com a decisão da justiça, as atividades comerciais não essenciais voltam a ser suspensas na capital federal. Bares e restaurantes só podem fazer entregas. Eventos esportivos também estão proibidos.

Assim, a final da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo, marcada para este domingo no estádio Mané Garrincha, também pode não ser realizada. O governo do DF disse que vai aguardar o resultado do recurso apresentado na Justiça para suspender ou não a partida.

Jogos da Libertadores, Copa do Brasil e do Candangão também estão na agenda esportiva da capital federal e podem ser afetados pela decisão.

E com a chegada de novas doses de vacinas contra o coronavírus, o Governo do DF vai retomar a vacinação de idosos com 66 anos a partir desta sexta-feira, em 50 postos na capital federal. O secretário Gustavo Rocha disse que haverá vacina para todos dessa faixa etária.

Na próxima semana será retomada a vacinação de profissionais de saúde e da segurança pública. Ainda não há previsão para iniciar a vacinação de professores.

Os leitos de UTI no Distrito Federal continuam superlotados nesta quinta-feira (8). 364 pacientes estão na fila por um leito de tratamento intensivo, 282 deles com Covid-19.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo