MP do Pará pede afastamento do governador Helder Barbalho

Publicado em 01/04/2021 - 14:35 Por Maíra Heinen - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público do Pará pediu o afastamento do governador do estado, Helder Barbalho, além de indenização por danos morais coletivos contra outras nove pessoas, por improbidade administrativa.

Segundo o MP, houve contratação irregular da empresa SKN do Brasil importação e exportação de eletrônicos para a compra de bombas de infusão, aquele tipo de aparelho hospitalar utilizado para inserir medicação ou nutrientes diretamente na veia do paciente. O valor gasto para esta aquisição foi de R$ 8,4 milhões referentes a 1.600 bombas.

No processo, consta que a contratação da SKN ocorreu sem licitação, e que o governo do Pará aceitou proposta com preço acima do esperado. Ação também destaca que a empresa recebeu metade do valor, ou seja, 4 milhões e 200 mil reais, de forma antecipada e sem nenhuma contrapartida como garantia.

Ao final, segundo a ação do Ministério Público, a SKN do Brasil entregou 1.580 aparelhos – 20 a menos do que o contratado – e fora do prazo estabelecido, causando um prejuízo de mais de 3 milhões e quinhentos mil reais aos cofres públicos.

Em nota, o governo paraense afirma que recebeu com surpresa a ação do MP. Alega que as bombas de infusão citadas estão em perfeito uso há mais de um ano, na rede estadual, sem qualquer questionamento. Destaca ainda que o próprio Ministério Público do Pará, em 2ª instância, se manifestou favoravelmente ao crédito da empresa SKN pela entrega regular das bombas de infusão e que a ação se trata de perseguição do procurador-geral ao governo do estado.

A reportagem não conseguiu contato com a SKN importação e exportação.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Leila Santos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo