Cassada liminar que afastou Larissa Peixoto da presidência do Iphan

Publicado em 20/12/2021 - 19:32 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região cassou a liminar que afastava Larissa Peixoto da presidência do Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A decisão é do corregedor, desembargador Theophilo Antonio Miguel Filho, que esta semana está no exercício da presidência do tribunal.

O afastamento de Larissa foi determinado no sábado, em caráter liminar, pela Justiça Federal no Rio de Janeiro. O mérito da ação ainda será julgado. A Advocacia Geral da União ingressou com pedido de suspensão da medida e foi atendida.

O magistrado que derrubou a liminar levou em consideração os argumentos apresentados pela AGU, em favor da recondução de Larissa ao cargo.

Em sua decisão, Theophilo Antonio Miguel Filho  afirma que a liminar suspendeu um ato do poder Executivo,afastando  a atual presidente do Iphan das suas funções, com inegáveis prejuízos às atividades administrativas e às políticas públicas de competência da autarquia.

Na avaliação do magistrado, a liminar também "tem potencial para causar grave prejuízo legal à ordem administrativa, na medida em que invade o mérito do ato administrativo, sem garantir o direito ao contraditório”.

Sobre a concessão de licença para a construção de uma loja Havan, do empresário Luciano Hang, no Rio Grande do Sul, onde foram achadas peças antigas de cerâmica durante as escavações, o desembargador afirmou que o processo administrativo teve início em maio de 2019, quando Larissa ainda não havia sido nomeada para a presidência do instituto.

A liminar veio depois de discurso do presidente Jair Bolsonaro a empresários criticando a decisão do Iphan que interrompeu momentaneamente as obras.

A decisão também afirma que o processo administrativo de licença do empreendimento da rede de lojas já havia se encerrado no Iphan, com a autorização para  Licença de Operação pelo órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

Edição: Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo