Operação prende 11 envolvidos com uma mílicia da Baixada Fluminense

Publicado em 10/03/2022 - 19:41 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal no Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público do Estado e a corregedoria da Polícia Militar, realizou operação nesta quinta-feira para desarticular um grupo miliciano que atua na Baixada Fluminense e que também teria expandido suas ações para o tráfico de drogas na zona oeste da capital.

Até a tarde, 11 pessoas tinham sido presas, entre elas policiais militares, e foram apreendidos 50 mil reais em espécie, além de armas, joias e veículos.

A operação foi chamada de Hoste, em uma referência à maneira hostil e agressiva com que os criminosos impõem sua dominação naquela região, como destacou em coletiva de imprensa o  Superintendente Regional da Polícia Federal, Tácio Muzzi.

As investigações apontaram que a organização criminosa, gerenciada por agente político da Baixada Fluminense, que não teve o nome revelado, obtém lucro através da apropriação irregular de sinal de TV e internet, o chamado “gatonet”, assim como a venda ilegal de botijões de gás e exploração do serviço de mototáxi. A prestação desses serviços é imposta a moradores e comerciantes através de ameaças e mediante pagamento de propinas a agentes públicos.

A promotora de justiça do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público, Mariana Segadas, informou que as investigações começaram há um ano e oito meses e que ao grupo miliciano atua principalmente nas cidades de Nilópolis e São João de Meriti.

A promotora explicou a expansão da atuação desses criminosos para o trafico de drogas na zona oeste carioca.

De acordo com a PF, a investigação foi potencializada com o estabelecimento da Missão Redentor no Rio, em julho do ano passado. Instalada no Centro Integrado de Investigações e Operações de Segurança Pública do Estado, a missão conta com policiais especializados na área de inteligência no combate às organizações criminosas violentas, que atuam principalmente no tráfico de drogas e armas, corrupção e crimes ambientais.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo