Liminar restabelece direitos políticos de Anthony Garotinho

Publicado em 14/07/2022 - 20:58 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, restabeleceu, em liminar, os direitos políticos do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, que tem pretensões de concorrer novamente ao governo do estado nas eleições deste ano.

O ex-governador foi condenado em segunda instância em 2018 e teve os direitos políticos cassados por oito anos, acusado de participar de esquema criminoso que desviou mais de R$ 234 milhões da Secretaria estadual de Saúde no período de 2005 a 2006. Na época, o estado era governado pela mulher do político, Rosinha Matheus, e Garotinho era seu secretário de Estado de Governo.

Ao STJ, a defesa do ex-governador pediu a aplicação retroativa da nova lei de improbidade, que entrou em vigor em 2021. Entre as mudanças no novo texto, foram fixadas novas regras de prescrição e a necessidade da presença de dolo para caracterizar o ato de improbidade administrativa. O Supremo Tribunal Federal ainda discute se os casos anteriores à lei são afetados. O julgamento está marcado para agosto.

Na decisão, o ministro afirma que está evidenciado o perigo da demora, uma vez que ficou caracterizada situação emergencial que justifica a concessão de liminar. Evitando assim que na possibilidade do julgamento final ser favorável a Garotinho, ele tenha sido impedido de participar das eleições de 2022.

Decisões recentes do ministro Humberto Martins restabeleceram também os direitos políticos do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e do ex-prefeito e atual vereador do Rio de Janeiro, Cesar Maia.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo