Golpe milionário faz Justiça do Trabalho suspender pagamentos

Publicado em 14/11/2022 - 17:40 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Trabalho suspendeu preventivamente, em todo o país, o acesso aos sistemas de pagamento de alvarás eletrônicos. A suspensão ocorre depois de o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) ter constatado fraude na emissão de certificados digitais, expedidos por empresa certificadora, utilizados por magistrados para autorizar.

O acesso ocorreu por meio de um token com dados de um magistrado, obtido de maneira fraudulenta. Os afetados pela fraude são os trabalhadores, como explica Érica Pereira Santos, presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB-RJ.

"Podemos dizer que o objeto dessa fraude então foram os valores que seriam destinados, ao menos majoritariamente, pro pagamento de credores de processos trabalhistas, ou seja, os trabalhadores. Esta fraude constituiu na clonagem de certificados digitais de juízes e servidores e de posse destes certificados clonados os fraudadores expediram ordens de pagamento, os alvarás, pro banco, que os recebeu como verdadeiros e efetuou os pagamentos".

Em nota, o tribunal ressaltou que o sistema não teve sua vulnerabilidade afetada. Foram acionados para investigação o Tribunal Superior do Trabalho, a Agência Nacional de Proteção de Dados, o Ministério Público Federal, o Tribunal Estadual de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Edição: Vitória Elisabeth / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo