Instituições de justiça contribuem para impunidade policial e racismo

Publicado em 29/12/2022 - 15:42 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Estudo mostra que as instituições de justiça, como o ministério Público e os tribunais, contribuem para a impunidade policial em ações que resultam em mortes de pessoas negras. O estudo foi realizado pelo núcleo de justiça racial e direito da Fundação Getulio Vargas e analisou oito casos de grande repercussão, entre eles o massacre do Carandiru, ocorrido em São Paulo em 1992, a Chacina do Borel, que ocorreu no Rio de Janeiro em 2003, e a morte de João Alberto Freitas no Carrefour do Rio Grande do Sul em 2020. 

Os pesquisadores encontraram de forma geral nesses casos situações irregulares, como por exemplo, a falta de investigação por parte do Ministério Público ou autoridades policiais, reversão na sentença de júri popular, que de acordo com os pesquisadores só deveria ocorrer em casos de claro erro técnico do júri.

O professor da UnB e membro do núcleo de estudos afro brasileiros, Leonardo de Oliveira explicou que a falta de desfecho no caso do Carandiru, de 20 anos atrás, é emblemático na questão da impunidade de policiais envolvidos no crime.

O estudo tratou das soluções para combater o racismo institucional, entre elas, a que o Ministério Público deve exercer sua função de controle externo das polícias, reconhecendo as versões das vítimas e testemunhas em casos de violência policial.

O professor Leonardo Oliveira reforçou a importância de trazer esse debate novamente a esfera pública e defendeu a importância das cotas raciais, tanto para formação dos profissionais da segurança e da justiça como também nos processos de seleção desses servidores públicos.

De acordo com o último Censo do Judiciário, feito pelo Conselho Nacional de Justiça, em 2020, 20% dos magistrados são negros. No Ministério Público de São Paulo, dados do censo da instituição de 2015, mostra que os que se autodeclaram negros correspondem a 4% dos procuradores de Justiça no estado.

O Conselho Nacional do Ministério Público abriu parceria com o IPEA em setembro deste ano para a realização do censo do perfil étnico racial do corpo funcional do Ministério Público brasileiro e os resultados devem ser divulgados apenas em 2023.

*Com produção de Dayana Victor

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo