RJ recorre do prazo para instalação de câmeras em uniformes policiais

Publicado em 27/12/2022 - 15:48 Por Carolina Pêssoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Governo do Estado do Rio de Janeiro enviou ao Supremo Tribunal Federal um recurso contra a decisão do ministro Edson Fachin sobre a instalação de câmeras em fardas e viaturas de batalhões especiais.

A determinação do STF foi feita no último dia 19. O ministro Fachin estabelece que o estado do Rio apresente, em um prazo de cinco dias corridos, um cronograma para a instalação e o funcionamento de câmeras de áudio e vídeo em fardas e viaturas dos batalhões especiais das polícias, como Bope e Core, e nas unidades policiais das áreas com maiores índices de letalidade policial.

A decisão também estabelece que deve ser dada atenção especial à preservação do perímetro de escolas, creches e unidades básicas de saúde e ao aviso prévio das operações policiais às autoridades de saúde e educação. Ficam proibidas operações policiais noturnas e em horários de grande circulação e devem ser oferecidas ambulâncias durante as operações, além de justificativa para o uso de helicóptero.

No recurso, o Governo do Estado do Rio pondera que a instalação das câmeras tem demandas tecnológicas que exigem prazo maior. E esclarece que, até o momento, cerca de 9 mil bodycam estão em funcionamento em todos os batalhões de área do estado.

A decisão do STF foi tomada a partir de pedidos de esclarecimento sobre o Plano de Redução da Letalidade, apresentado pelo governo estadual, formulados pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), autor da ação. Segundo o partido, o plano é genérico e sem metas concretas.

O ministro Edson Fachin também deu um prazo de 10 dias corridos para que o governo estadual informe se incluirá no plano a meta de 70% de redução de letalidade sugerida pelo PSB e, caso contrário, qual a meta estipulada. Além disso, devem ser informados os indicadores objetivos de cada uma das metas estipuladas, o cronograma de realização e as providências necessárias para a inclusão de um indicador de eficiência.

Edição: Cristiane Ribeiro - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo