Desembargador Siro Darlan é aposentado compulsoriamente

Publicado em 15/03/2023 - 18:15 Por Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O desembargador do estado do Rio de Janeiro, Siro Darlan, foi aposentado de maneira compulsória pelo Conselho Nacional de Justiça, mas continuará recebendo vencimentos proporcionais aos seus anos de carreira.

Darlan é acusado de conceder um habeas corpus de maneira indevida a um réu defendido pelo escritório de advocacia do filho do desembargador.

A defesa alegou que Darlan não verificou quem eram os advogados responsáveis pelo pedido, já que a decisão foi dada no plantão judiciário, e apenas considerou que o preso tinha uma condição médica e, por isso, concedeu o benefício da prisão domiciliar. 

O réu em questão foi apontado como o líder de um grupo de milícia, e já tinha sido condenado por homicídio, além de ser considerado um dos mandantes dos assassinatos das testemunhas que cooperaram com a Justiça. 

No entanto, o plenário do CNJ decidiu por unanimidade que as ações comprometem a imagem do judiciário e por isso determinaram o afastamento de Darlan de suas atividades.

O desembargador é uma figura controversa da justiça fluminense. Quando ainda era juiz, por mais de dez anos, foi titular da 1ª vara da infância e juventude e colecionou medidas polêmicas, como a proibição da participação de menores de idade em uma novela das oito.

Já como desembargador, ele foi investigado em 2019 pela suspeita de ter vendido sentenças e já tinha sido afastado temporariamente pelo Superior Tribunal de Justiça, que o tornou réu por corrupção passiva. Mas a ação foi encerrada depois pelo Supremo e ele pode voltar a trabalhar.

Darlan também já foi alvo de outro procedimento no CNJ por ter visitado o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, na cadeia.

Agora desembargador aposentado, ele divulgou um artigo na internet em que se diz vítima de uma perseguição implacável, resultante de suas decisões polêmicas. Darlan afirma ainda que é inocente das acusações de venda de sentenças e que a visita à Cabral na cadeia foi para subsidiar uma tese acadêmica. 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo