MP contesta concurso que exige entrega de exame médico para HIV/Aids

Publicado em 15/03/2023 - 21:02 Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro recomendou que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e o Instituto Universal de Desenvolvimento Social retirem do edital do concurso público para ingresso na corporação a exigência de entrega de exame médico para HIV/Aids como requisito obrigatório para a admissão dos candidatos.

De acordo com o MP, isso configura ato discriminatório e ilegal. A restrição aparece no edital junto a uma série de outras doenças e condições, como por exemplo o uso de tatuagens que representem ideologias criminosas.

Na recomendação, o ministério público ressalta que é proibida a discriminação contra pessoa com HIV nos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado do Rio de Janeiro, e que a condição sorológica do trabalhador deve ser confidencial, ficando também vedado o prejuízo de acesso ao emprego e sua respectiva estabilidade.

Segundo a promotoria, caso a recomendação não seja respondida em até 10 dias e haja persistência na situação, será ajuizada uma ação civil pública.

Salvador Corrêa, membro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV no Rio de Janeiro, explica que infelizmente a exigência do edital não é uma prática isolada. Para ele, medidas como essa ferem os direitos de quem tem a doença.

Marcio Villard, coordenador do grupo Pela Vidda, lembra que esta questão é discutida desde a década de 90. Para ele, este tipo de exigência em editais é puro preconceito.

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro respondeu que, por se tratar de uma questão jurídica, quem responderia sobre o tema é a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Questionado, o órgão disse que vai se manifestar apenas quando for intimado.

Edição: Bianca Paiva / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo