Tragédia de Mariana: Vale e BHP terão que pagar R$ 10,3 bilhões

Publicado em 31/03/2023 - 13:04 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Vale e a BHP terão que depositar judicialmente R$ 10,340 bilhões por terem descumprido medidas reparatórias por conta do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, em 2015.

A decisão é da justiça em Minas Gerais e se refere a ações que deveriam ter sido executadas em municípios do litoral do Espírito Santo pela Fundação Renova. Por exemplo, dados de monitoramento, avaliação dos impactos e laudos sobre a qualidade do pescado na região atingida. Ela atende a um pedido do Ministério Público Federal do MP no Espírito Santo e em Minas Gerais e da Defensoria Pública tanto da União quanto dos dois estados.

A gestão dos programas de reparação na região é de responsabilidade da Fundação Renova, que foi criada em 2016, e deve ser mantida com recursos da Samarco, da Vale e da BHP.

Em 2017 foi determinada a inclusão dos municípios do Espírito Santo atingidos pelo rompimento da barragem em Minas.

As empresas, na época, alegaram que não haveria estudos técnicos para comprovar a existência de impacto nesses locai, mas nesta decisão mais recente, o juiz Michael Avelar argumentou que o pedido de bloqueio dos recursos está amparado em elementos técnicos que comprovam os impactos no litoral capixaba. "Há muito a ser feito", diz o juiz na decisão. "Inclusive um esforço coletivo para implementar soluções concretas e não apenas conceitos abstratos".

Ainda segundo a decisão, o depósito poderá ser dividido em dez vezes. O primeiro pagamento deverá ser feito em 40 dias.

Foi aberto ainda prazo para as empresas apresentarem as contrarrazões. Deverão também esclarecer o que será implementado no estado, indicar soluções e apontar um planejamento para as ações concretas.

Em nota, a Vale, a BHP e a Fundação Renova informaram que não foram notificadas da decisão.

Edição: Rádio Nacional/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo