Volkswagen se nega a pagar R$ 165 mi em caso de trabalho escravo

Publicado em 29/03/2023 - 21:31 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

A Volkswagen se negou a pagar indenizações a trabalhadores vítimas de trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas, praticados numa fazenda da empresa, no Pará, durante a ditadura no Brasil.

O Ministério Publico do Trabalho realizou uma audiência sobre o tema nesta quarta-feira (29), mas a Volkswagen abandonou a negociação. A empresa teria de pagar R$ 165 milhões a trabalhadores vítimas de trabalho análogo à escravidão, praticado na Fazenda Vale do Rio Cristalino, de sua propriedade, no Pará, entre as décadas de 1970 e 1980.

Segundo depoimentos, trabalhadores viviam na fazenda, que tinha um tamanho próximo ao da cidade de São Paulo, onde viviam de forma degradante, sob violência. Havia falta de tratamento médico para casos de malária, impedimento de saída da fazenda, servidão por dívidas, alojamentos insalubres, além de falta de acesso de água potável e alimentação precária.

A negociação envolvia indenizações a 14 trabalhadores identificados como vítimas, às centenas de outros escravizados que teriam que ser localizados para serem indenizados, e às famílias daqueles que foram assassinados segundo relato dos trabalhadores. 

O Ministério Público lamentou a postura da Volkswagen. Para o órgão, a empresa contraria seu discurso de respeito aos direitos humanos e o país, pois se trata de uma gravíssima violação que ocorreu durante mais de 10 anos. 

Em nota à imprensa, a Volkswagen afirma que rejeita todas as alegações apresentadas nos registros e não concorda com as declarações unilaterais dos fatos apresentados por terceiros.

O Ministério Público do Trabalho ainda afirma que vai adotar todas as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias para a reparação dos danos gerados pela empresa. 
 

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo