Advogados de Anderson Torres rejeitam chance de delação premiada

Defesa garante que o ex-ministro vai colaborar com as investigações

Publicado em 12/05/2023 - 13:04 Por Priscilla Mazenotti - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A defesa do ex-ministro Anderson Torres negou qualquer possibilidade de uma delação premiada sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. O advogado Eumar Novacki afirmou que não existe pressão por parte do Supremo Tribunal Federal nesse sentido e que o ex-ministro vai colaborar com as investigações. 

O advogado acrescentou que a senha de acesso ao celular de Anderson Torres já foi repassada para a Polícia Federal, mas que “problemas técnicos” impediram o acesso aos dados. Ele, no entanto, não deixou claro qual problema técnico seria esse, se é algo no celular, na comunicação com a nuvem ou alguma confusão com relação à senha. 

Ele ainda elogiou a atuação do Supremo no 8 de janeiro. Disse que o STF agiu com a energia necessária para “frear” a escalada de violência e violação ao estado democrático de direito. 

Esta sexta-feira foi o primeiro dia de Anderson Torres em casa, depois de ter ficado quase quatro meses preso, acusado de omissão nos atos golpistas. O advogado Eumar Novacki disse que ele está bem, medicado e com acompanhamento psicológico. 

Entre as regras para a concessão da liberdade provisória definidas pelo ministro Alexandre de Moraes estão o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de sair do Distrito Federal e também de casa à noite e nos fins de semana, a suspensão do porte de arma de fogo e a proibição de usar redes sociais ou ter qualquer contato com quem participou do 8 de janeiro. 

Ele também vai ter de comparecer semanalmente à Justiça e entregar o passaporte. Sobre esse assunto, o advogado disse que os procedimentos todos já estão sendo tomados. E que a atuação de Anderson Torres será de cooperação. 

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo