Justiça de SP proíbe o metrô de mudar nome da estação Paulo Freire

Governo de São Paulo havia anunciado a troca do nome para Fernão Dias

Publicado em 29/05/2023 - 14:28 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A justiça de São Paulo proibiu a troca de nome da futura estação Paulo Freire para Fernão Dias. Essa estação faz parte da linha verde do metrô e fica próxima tanto da avenida Paulo Freire como da Rodovia Fernão Dias. A previsão de inauguração é em 2026.  

Em março deste ano, o governo de São Paulo havia anunciado a troca do nome da estação do educador Paulo Freire, que é o patrono da educação brasileira, para o bandeirante do século 17 Fernão Dias, sob alegação de que a população tinha escolhido este nome em pesquisa encomendada pelo Metrô junto a moradores do entorno, em dezembro do ano passado.  

No entanto, a deputada estadual Ediane Maria (Psol-SP) discordou da decisão e entrou na justiça contra a troca do nome, alegando que o governo de São Paulo fez a escolha de um notório bandeirante que escravizou negros e indígenas no processo de colonização do país. E, de acordo com lei federal de 2013, é proibido a homenagem a figura pública que tenha se notabilizado pela defesa ou uso de mão de obra escrava.   

A juíza Maria Fernanda Rodovalho acatou a tese da deputada e no acórdão da decisão também questionou os métodos realizados pela pesquisa do metrô, afirmando que não era possível ter dados transparentes sobre a pesquisa, sua metodologia e quem foram os entrevistados, se eram moradores ou pessoas que passaram pela região. 

Em nota, o metrô informou que o processo de escolha dos nomes de futuras estações é realizado a partir de critérios relacionados à localização, bem como características que facilitem a identificação pelos passageiros. A nota não respondeu à pergunta da reportagem se o metrô vai recorrer da decisão judicial. 

Edição: Nadia Faggiani / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo