Levantamento mostra que maioria das chacinas não são denunciadas

Publicado em 08/05/2023 - 22:43 Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Nos últimos 15 anos, apenas duas das 27 chacinas ocorridas em operações policiais no Rio de Janeiro foram denunciadas pelo Ministério Público à Justiça. Nenhuma delas passou da fase de instrução e julgamento. Duas foram arquivadas, encerradas sem que ninguém fosse responsabilizado. 

Os dados estão em levantamento inédito do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense que aponta ainda o aumento dessas chacinas no estado.

De acordo com o estudo, 33% delas ocorreram nos últimos dois anos. A mais letal da história foi a chacina do Jacarezinho, com 27 civis mortos em maio de 2021. 

O levantamento registra que as polícias foram responsáveis por mais de um terço, 35%, das mortes violentas na Região Metropolitana do Rio nos últimos três anos. 

Diante do número cada vez maior de mortes em operações, os pesquisadores estabeleceram um novo termo para a definir as ocorrências com oito ou mais mortes: mega chacinas.

O coordenador do Grupo de Estudos da UFF, Daniel Hirata, afirma que o sistema de Justiça Criminal tem sido bastante tolerante com a letalidade praticada pelas forças policiais, com baixas taxas de denúncias pelo Ministério Publico. 

Hirata cita, ainda, fatores estruturantes que impactam o esclarecimento correto desses casos.

A Secretaria de estado de Polícia Civil informou em nota que as operações são realizadas com base em decisões estratégicas e operacionais e por meio de trabalhos de investigação e inteligência. 

Felipe Curi, diretor do Departamento-Geral de Polícia Especializada, rebateu a classificação das mortes em operações policiais como chacinas. 

A Secretaria de estado de Polícia Militar afirmou que o órgão responsável por compilar os índices oficiais no Rio de Janeiro é o Instituto de Segurança Pública. E que os confrontos durante as ações policiais representam a forma de atuação dos grupos criminosos, que insistem em enfrentar as forças de segurança.  

O MPRJ informou em nota que criou  um  Grupo Temático Temporário para Operações Policiais, a Coordenadoria de Segurança Pública e a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humanas, para  aprimorar a atuação da instituição no controle externo da atividade policial. Além de um canal de denúncias para recebimento de denúncias de abusos por parte de agentes de segurança do Estado durante operações policiais.    

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo