TSE condena parlamentares do PL por vídeo com fake news nas eleições

Publicado em 11/05/2023 - 20:34 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral condenou nesta quinta-feira (11) os deputados Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli, do PL de São Paulo, e o senador Flávio Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro, por divulgarem vídeo com conteudo falso sobre o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha das Eleições 2022.

A decisão se deu por maioria de votos, com placar de cinco a dois, e o valor da multa individual ainda será detalhado.

Em comunicado, o TSE informou que a multa a ser aplicada aos parlamentares se dá por violação da Lei das Eleições. Pelo texto da legislação, o valor vai variar de R$ 5 a R$30 mil.

O vídeo em questão, produzido por Nikolas Ferreira e compartilhado pelos demais parlamentares, vinculava Lula ao apoio a drogas, censura, assassinatos, aborto e fechamento de igrejas.

Em outubro, a coligação de Lula entrou com representação no TSE e conseguiu tirar o vídeo do ar em decisão liminar, referendada no plenário. No entanto, o julgamento do mérito só se deu nesta quinta-feira após recurso apresentado pela coligação. Com isso, só agora foi possível aplicar a multa aos parlamentares.

Por uma rede social, Nikolas Ferreira criticou a decisão do TSE.

Nós procuramos a assessoria dos outros parlamentares condenados, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta reportagem.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo