Estudo mostra como o judiciário trata a desinformação no país

Publicado em 27/06/2023 - 19:55 Por Daniella Longuinho - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Um grupo de pesquisa da Associação dos Magistrados Brasileiros fez um estudo sobre como o judiciário brasileiro tem tratado tema da desinformação no país.

Uma das conclusões é que boa parte das decisões são relativas a processos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O estudo mapeou decisões das cortes superiores do judiciário sobre fake news entre o começo de 2019 e 30 de outubro de 2022, logo após o segundo turno das eleições. Nesse período, Jair Bolsonaro foi mencionado em 80 decisões, de um total de 179.

O ex-presidente é citado como 'parte' ou 'envolvido' em 45% das decisões e acórdãos do Tribunal Superior Eleitoral em ações relativas a fake news e desinformação.

Além disso, o levantamento mostrou que o número de processos contra fake news cresceu mais de 300% nas eleições de 2022 na comparação com o pleito anterior, em 2020, quando os ministros julgaram 31 demandas. No ano passado, o total saltou para 127 processos. Em 2018, foram 17 e, em 2016, apenas 3.

Frederico Mendes Júnior, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, destaca que esse aumento é muito grande para um período curto de tempo e fala dos efeitos da desinformação.

O poder legislativo, políticos e partidos são os alvos principais das ações contra fake news no Brasil, segundo o estudo.

O representante da associação de magistrados aponta ainda que o debate sobre fake news está inserido numa discussão mais ampla sobre a liberdade de expressão.

O mapeamento mostrou ainda que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, é o magistrado que mais proferiu decisões monocráticas e acórdãos contra fake news na Suprema Corte. Foi responsável por 16 das 77 decisões contra fake news e 5 dos 10 acórdãos proferidos pelo Tribunal no período. Em segundo lugar, a ministra Cármen Lúcia é autora de 14 decisões monocráticas e um acórdão.

O levantamento foi realizado pelo Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros, em parceria com a Unesco.

Nós fizemos contato com a defesa de Jair Bolsonaro para comentar sobre as ações referentes a fake news que o ex-presidente responde.

O advogado Tarcísio Vieira Neto informou que não poderia responder o nosso questionamento por falta de tempo para analisar o levantamento da Associacao dos magistrados e Unesco, em virtude do julgamento de hoje, no TSE, que envolve Bolsonaro.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo