STF absolve ministro da Integração da acusação de peculato

Publicado em 06/06/2023 - 19:02 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foi absolvido nesta terça-feira (6) pelo crime de peculato.

A decisão por 3 votos a 1 foi da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.

Os ministros do STF julgaram um pedido da defesa de Waldez Góes para suspender uma decisão de 2019 do STJ, o Superior Tribunal de Justiça.

Na época, o então governador do Amapá, foi condenado a quase sete anos de prisão por desviar valores de empréstimos consignados de servidores para pagar outras despesas do governo do estado.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, o crime teria ocorrido entre 2009 e 2010, quando ele comandava o estado pela segunda vez.

Durante a tramitação do processo, a defesa de Waldez Góes afirmou que não houve desvio de recursos públicos, e outros acusados no processo foram absolvidos das mesmas acusações.

Mesmo assim, o STJ condenou o então governador. A defesa de Góes, então, recorreu ao STF.

No julgamento do recurso nesta terça-feira, o relator do caso na Primeira Turma do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, entendeu que Góes não tirou proveito próprio dos recursos, que foram usados em outras áreas da administração.

Dessa forma, segundo Barroso, o ex-governador não cometeu crime de peculato. E por isso, votou pela absolvição de Waldez Góes, atual ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O voto foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Luiz Fux. O ministro Marco Aurélio já tinha votado antes de se aposentar contra o pedido da defesa de Góes.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo