Delação premiada de Élcio de Queiróz dá detalhes da morte de Marielle

Publicado em 25/07/2023 - 15:14 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de quatro anos com poucos avanços divulgados publicamente, finalmente o caso Marielle Franco teve um desdobramento importante.

Nesta segunda-feira (24), o ex-bombeiro militar Maxwell Simões foi preso acusado de ter participado do planejamento do crime, mas a prisão de Maxwell só foi possível graças a um passo ainda mais crucial dado pela investigação: a delação premiada do ex-policial militar Élcio de Queiróz, um dos réus pelo assassinato que confessou ter dirigido o carro que emboscou a vereadora na noite do dia 14 de março de 2018.

O motorista de Marielle, Anderson Gomes, também morreu atingido pelos tiros. Élcio está preso desde 2019 e aguarda julgamento, assim como Ronnie Lessa, policial militar reformado, acusado de ter executado o crime. O promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro, Eduardo Martins, enfatizou a importância do depoimento.

No depoimento, Queiróz explica, por exemplo, que é amigo de Lessa há muitos anos e passou por dificuldades financeiras após ser expulso da Polícia Militar, recebendo ajuda do amigo, o que gerou uma dívida de gratidão. Por isso, passou a fazer alguns serviços para Lessa, envolvido com crimes como a exploração de máquinas caça-níqueis e de TV por assinatura clandestina.

Ele também relatou a primeira vez em que viu o Cobalt prata. Carro usado na emboscada por volta de setembro de 2017. O veículo já seria utilizado por Lessa para realização de atividades ilícitas. Ainda de acordo com Queiroz, a movimentação de Marielle começou a ser monitorada ainda em 2017 pelo próprio Lessa e por Maxwell. Além do ex-sargento da PM, Edmilson Oliveira da Silva, que foi executado em 2021. 

O objetivo era encontrar uma janela de oportunidade para que o crime fosse cometido. A arma utilizada, uma submetralhadora, teria sido extraviada do batalhão de operações especiais, o BOPE, depois de um incêndio.

Queiroz também detalhou a dinâmica do crime. Disse que foi chamado por Ronnie por meio de um aplicativo de mensagens e conduziu o veículo até a Casa das Pretas, onde Marielle participava de uma roda de conversa e observaram a movimentação da vereadora.

O ex- PM narrou que ao chegar ao local Ronnie colocou uma touca ninja e um casaco preto sem  luvas. Quando Marielle deixou o local, os dois começaram a seguir o carro onde ela viajava na companhia do motorista Anderson Gomes e da assessora Fernanda Chaves.

Queiróz também informou que, depois do crime, eles seguiram até a casa da mãe de Lessa no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro, de onde pediram um táxi até a Barra da Tijuca.

Ainda segundo o ex-PM, Ronnie teria dito que a arma foi cerrada e jogada de uma embarcação na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo