Luis Roberto Barroso assume presidência do STF e CNJ

Publicado em 28/09/2023 - 21:40 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro Luis Roberto Barroso assumiu, nesta quinta-feira, a presidência do STF em um momento de conflito com o Congresso, que aprovou, nesta semana, uma lei determinando o marco temporal para demarcação de terras indígenas, contrariando a decisão do Supremo.

Em um aceno ao Congresso, Barroso destacou a harmonia institucional e disse que não há poderes hegemônicos.

A sua gestão também levará à frente o julgamento dos envolvidos na tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro. Além disso, pautas polêmicas podem ser decididas pela corte, como o caso da descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação.

Luis Roberto Barroso defendeu a democracia que, para ele, não sucumbiu à tentativa de golpe.

A posse foi acompanhada pelo presidente Lula, o presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e muitas outras autoridades do judiciário, executivo e legislativo. A sessão ainda contou com a participação de Maria Betânia, que cantou o hino nacional.

Barroso defendeu que os direitos humanos são causas de toda a humanidade.

Barroso completa 10 anos como ministro do STF neste ano. Ele foi nomeado pela presidenta Dilma Rousseff, na vaga do ministro Ayres Britto. Na corte, foi relator de julgamentos importantes, como piso da enfermagem e a proteção de povos indígenas contra invasões de suas terras.

O ministro nasceu em Vassouras, no sudoeste do Rio de Janeiro, e é professor titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O mandato de presidente do STF é de dois anos. Barroso assume também a presidência do Conselho Nacional de Justiça. O ministro substitui Rosa Weber, que se aposentou esta semana. Já Edson Fachin toma posse na vice-presidência do Supremo.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo