TSE entende que campanha de Lula não teve favorecimento na cobertura

Publicado em 19/10/2023 - 15:20 Por Sayonara Moreno - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Em decisão unânime, nesta quinta-feira (19), os ministros do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, entenderam que o então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, não foi favorecido por cobertura de veículos da mídia, nas eleições do ano passado.

A ação movida pela coligação Pelo Bem do Brasil e o ex-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, acusava o candidato Lula de difundir “propaganda eleitoral irregular com o apoio indevido de uma das maiores emissoras de televisão do país e com amplo alcance”. Os autores alegaram, também, que o objetivo era “atingir, de forma massiva, eleitoras e eleitores, e pedir votos em momento não permitido pela legislação”.

O relator da ação, ministro Benedito Gonçalves, argumentou que a “cobertura não se focou exclusivamente em atos do candidato Luiz Inácio Lula da Silva e não conferiu o dito favorecimento”. Para ele, não há elementos que caracterizem a prática de crimes previstos na legislação eleitoral.

Também foi julgada improcedente a ação que pedia a inelegibilidade dos ex-candidatos Lula e Alckmin. Os ministros do TSE não identificaram ilegalidades em anúncios de Lula e Geraldo Alckmin, durante a campanha eleitoral, no ano passado.

A ação também foi movida pelo ex-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro e a coligação dele, Pelo Bem do Brasil, que acusavam Lula e Alckmin de “abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação por suposto impulsionamento irregular de propaganda eleitoral e desinformação durante a campanha”. Ainda na ação, os autores acusam os então candidatos de direcionar resultados de pesquisas na internet, em próprio favor.

No voto, Gonçalves disse não ter visto “ocultação de páginas por conveniência eleitoral, bem como não foi demonstrado que o conteúdo de destino falseava a verdade e que a contratação do anúncio foi capaz de alterar o padrão de funcionamento” da ferramenta do Google.  

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo