CNJ proíbe recusa de adoção e tutela com base em orientação sexual

Publicado em 14/11/2023 - 20:35 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou, nesta terça-feira (14), resolução contra a discriminação à orientação sexual e à identidade de gênero em processo de adoção, guarda e tutela de crianças e adolescentes.

Aprovada por unanimidade pelo plenário do CNJ, a diretriz proíbe, nos processos de habilitação de pretendentes e nos casos de adoção, guarda e tutela, manifestações contrárias aos pedidos pelo fundamento de se tratar de família monoparental, homoafetivo ou transgênero.

O CNJ atendeu a uma proposta do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Em agosto deste ano, o parlamentar recorreu também ao Conselho Nacional do Ministério Público, que acatou a proibição de manifestação contrária à adoção com base na orientação sexual dos candidatos a adotantes.

Convidado a se manifestar, Contarato explicou durante a sessão do CNJ o que o motivou a fazer a representação: a negativa de um membro do Ministério Público de reconhecimento da dupla paternidade no processo de adoção do primeiro filho.

O senador explicou que a postura do promotor o levou a recorrer aos órgãos de fiscalização da atuação do Ministério Público e do Judiciário.

Ao proclamar a aprovação do ato normativo, o presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o Poder Judiciário tem uma firme posição contra todo tipo de discriminação, inclusive em relação às pessoas homoafetivas.

A medida, que entrará em vigor a partir de sua publicação, vale também para pessoas sem companheiros que queiram formar uma família monoparental.  

Com informações da Agência Brasil 

 

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo